Conheça a APP
História
Juridicamente constituída como associação civil de direito privado, por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter filantrópico, assistencial, cultural, promocional, recreativo e educacional.
Sem cunho político-partidário, com a finalidade de atender a todos os que a ela se associem, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa. (do estatuto da Associação).
Está credenciada ao Conselho Regional de Psicologia CRP 08/00040 PJ, e a Federação Brasileira de Psicodrama, como federada.
A Associação Paranaense de Psicodrama, fundada em 1974 como “Centro Paranaense de Psicodrama”, em 1980 denominada “Sociedade Paranaense de Psicodrama” em 2006, denominada como “Associação Paranaense de Psicodrama”, em conformidade com o novo código civil. Declarada como entidade de Utilidade Pública Municipal e sem fins lucrativos desde 1987 sob a lei nº 7061 de 21 de setembro de 1987 e atualizada na publicação em 30/09/07, como entidade de Utilidade Pública Estadual sob a lei nº 9455 de 03 de setembro de 1990 e publicada no Diário Oficial nº3403 de 04 de setembro de 1990, e como Utilidade Pública Federal pela portaria nº 1804 de 29 de outubro de 2015. Recebeu ainda a Certificação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (COMTIBA), sob Inscrição nº 370, e a Certificação do Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba, sob inscrição nº 311. Estas certificações inseriram a ASSOCIAÇÃO no campo das políticas públicas e de assistência social.
2008
“Em 2008 recebe a certificação do COMTIBA - “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba” registro n° 370 e do CMAS-” Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba” registro n° 744, ainda em caráter provisório. Em 2009 recebe a mesma certificação, agora válida por um ano. Esta certificação, insere a Associação Paranaense de Psicodrama no campo das políticas públicas e de assistência social. Ainda solicita do governo Federal o reconhecimento de Utilidade Pública Federal.
2011
2012 - 2014
Em 2011 renova os convênios: COMTIBA e CMAS, registrados com o mesmo número. Assina convênio com a Polícia Militar do Paraná através da Associação da Vila Militar de Curitiba, com descontos a funcionários de seu quadro de profissionais nos cursos de Pósgraduação em Psicodrama, convênio renovado em 2015. Assina parcerias para trabalhos de campo com: Lar Fabiano de Cristo/UPI - Joana D´arc, Alvorecer Ação Social e Educacional, Instituto Icaro Marcolini, Instituto Bom Aluno do Brasil (IBAB), Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo- APPP e Lar Antonia. Também assina parceria com a Faculdade Federal do Paraná para envio de estagiários de administração e gestão de pessoas
Em 2012, a Associação Paranaense de Psicodrama realiza convênio de colaboração científica com a Universidade Positivo e Facel Central de Estágios para envio de alunos de psicologia para o centro de triagem. Em 2013 realiza parceria com o Instituto de Cegos e Lar Nova Esperança. Em 2014 realiza parceria com a Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), com o DAPI (Diagnóstico Avançado Por Imagem – Liga das Senhoras Católicas de Curitiba), Rotary Club Curitiba – Cristo Rei e Igreja Nossa Senhora Aparecida de Rio Negro – PR, também com a Associação Músculos Esqueléticos -Banco de Ossos do Hospital de Clinica de Curitiba. Em 2013, a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba) por meio de sua nova Diretora, interrompe o convênio técnico com a APP, alegando que não estão mais interessados nos serviços realizados.
2015 - 2018
Em 2015 realiza convênio com ALL Sul (rede de descontos). Em 2016, a Associação Paranaense de Psicodrama realizou Convenio Casa de Apoio Ideal, Pet Cursos Profissionalizantes, Espaço Aprender, AMPARA (Associação de Atendimentos ao Autista), Espaço Dignidade, Centro de Educação Infantil Colmeia´s e Creche tia Nezita, Alvorecer – Ação Social e Educacional, Igreja Evangélica Luterana do Brasil e Grupo Dignidade.
Em 2017 assina convênio com a Jumper Cursos profissionalizantes e a Casa Santa Rita de Cassia, Colégio Estadual Bom Pastor Em 2018 assina convênio com o Grupo Ello, Associação Beneficente de Mãos Unidas, Centro Educacional Municipal de Atendimento Especializado Professora Lindamir Terezinha Ferreira Ribeiro, Fundação Weiss Scarpa, Ong Direito de Viver Com Saúde-Revida e Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba.
A partir de 2004, em convênio com as Faculdades Integradas Espírita (FIES), recebe a chancela do MEC, como Curso de Pós-graduação em Psicodrama Psicoterapêutico e Socioeducacional. Posteriormente, começa a oferecer também o Curso de pós graduação em atendimento à criança e ao adolescente na abordagem psicodramática. Desde sua fundação, é filiada a Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP), entidade normatizadora e regulamentadora dos Cursos de Formação em Psicodrama em todo o país, e da qual foi entidade fundadora.
Com a globalização novas necessidades surgiram. Houve uma aceleração de informações e consequências aos setores sociais, exigindo a modificação de estruturas existentes nas instituições, para que se pudessem acompanhar as transformações que a sociedade vem sofrendo. Inspirados pelo mestre Peter Drucker, estamos assistindo a maior mudança na história da inteligência. Conhecimento é informação efetiva em ação, focada em resultados na sociedade e economia. O conhecimento tornou-se o recurso de onde poderão surgir meios para a sua aplicabilidade em projetos sociais.
Foi em vistas à essa premissa, que incluímos no currículo dos cursos de Formação em Psicodrama os “Trabalhos de Campo”. A partir de 2005, foi firmada parceria com a FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba -, para realização de projetos em suas unidades oficiais, nas quais seus usuários e funcionários foram beneficiados.
As ações desenvolvidas na Associação Paranaense de Psicodrama envolvem o foco Psicoterápico e o foco Socioeducacional. Esses atendimentos realizam um pagamento avaliado para a possibilidade econômica de cada cliente. Alguns atendimentos são 100% gratuitos, como no caso dos projetos destinados às Instituições parceiras e em Associações, ONGs, e escolas da rede Pública com as quais a Associação Paranaense de Psicodrama mantém convênios. Atualmente, contamos com em torno de 40 profissionais Psicoterapeutas prestando serviços na Associação.
Clínica Social
Os alunos em Formação, na clínica-escola e ambulatório, atendem a população com baixa renda em processos psicoterápicos. Por procura espontânea, ou, encaminhada por profissionais da área da saúde, na modalidade individual e grupal – crianças, adolescentes, adultos, casal e família e em grupos temáticos de intervenções psicossociais supervisionados por Professores Didatas e Supervisores credenciados pela FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama.
A Associação Paranaense de Psicodrama oferece em sua clínica, atendimento psicoterápico individual e em grupo à comunidade. Seu serviço de triagem é realizado por estagiários do curso de psicologia das Universidades: Federal do Paraná, Filosofia Ciências e Letras Tuiuti, Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Faculdades Positivo, entre outras. Esta equipe, sobre a supervisão da Coordenação da Prática do Psicodrama, seleciona a população economicamente desfavorecida que necessita ser atendida. Realiza trabalhos com grupos temáticos de orientação e apoio: arterapia, grupo de orientação à pais, terceira idade, orientação vocacional, teatro espontâneo, grupos de homens, grupos de mulheres entre outros. Em convênios com Instituições, realiza também trabalhos de treinamentos de papel (role-playing) e cursos de reciclagem à profissionais de diversas áreas.
Mantêm um fluxo mensal de aproximadamente 1200 pessoas entre alunos, clientes e usuários com uma estrutura de profissionais e docentes que atendem diariamente, nos três períodos, a demanda da comunidade e instituições, além das atividades de finais de semana como cursos, seminários, palestras e outras.
Com foco Socioeducacional é realizado desde 2009, o Atendimento à grupos de orientação à pais de crianças e adolescentes que estão em atendimento em nossa Instituição. Assim, reúne áreas diferentes de atuação: a da saúde, promoção e prevenção e a da Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, onde promove a conscientização de dinâmicas que funcionam no plano do inconsciente.
As Intervenções realizadas, também passam pelas necessidades detectadas na comunidade que frequenta os serviços da APP, com grupos temáticos que são criados conforme a demanda.
MACC
Ampliando seus trabalhos e através do projeto Movimento Arte Consciência Cidadania (MACC), fundado em julho de 1993 por Carlos Jacchieri (artista plástico e pensador - São Paulo/SP) e Ellen Lamberg Carneiro Bond (psicóloga, psicodramatista - Curitiba/PR), e reativado em julho de 2007, passa a oferecer oficinas e trabalhos temáticos em diversos segmentos. Tem como objetivo reunir grupos e indivíduos engajados em movimentos populares, ecológicos, Agosto/2020 pacifistas solidários, sociais, culturais, educacionais entre outros, que através de suas ações visam a Cultura pela Paz e a Paz pela Cultura, o despertar da Consciência e a prática da Cidadania.
O MACC realizou quatro circuitos entre 2007 e 2008, na sede da Associação Paranaense de Psicodrama, em parceria com as Redes Sociais: NAAVIS – Núcleo de Articulações e Atividades Vertentes à Inclusão Social, Rede Mandala e Rede N.Ó.S – Nova Ordem Social, Instituto Ambiental do Paraná –IAP e SESI ( Serviço Social da Indústria) -PR . Em 2010, o MACC realizou juntamente com a Jornada de Psicodrama: “Educação, Saúde e Cultura” o V Circuito Arte Planetária. Nestes eventos, contou com o engajamento e participação de aproximadamente 1500 pessoas.
Filosofia
Filosofia e Teoria Socionômica, com vistas às relações sociais
Responsabilidade e Cooperação
Pensamento Sistêmico engajado com a sustentabilidade - Vivência do Coletivo
Liberdade e Autonomia
Missão
A Missão da Associação é propiciar o ensino e o debate científico a cerca do Projeto Socionômico (Psicodrama) de Jacob Levy Moreno, juntamente com a participação da comunidade e demais meios científicos, educacionais, sociais e culturais, além de atender a comunidade carente em psicoterapia individual, grupal e familiar e grupos temáticos socioeducativos e intervenções psicossociais. Além disso, seu foco está na formação de Psicodramatistas e a divulgação do Psicodrama enquanto metodologia.
Estrutura Física
A Associação está localizada na Rua Conselheiro Dantas, 534 – Rebouças – Curitiba/PR CEP: 82 220-190. Tem como recurso para realizar suas atividades uma infraestrutura e instalações físicas, com porte de 360m2, construídos em alvenaria. Possui salas de aula amplas, salas de atendimento e de supervisão, biblioteca especializada, sala de professores e alunos, cozinha, recepção e secretaria, sala de áudio e vídeo e auditório com data show e telão para grandes eventos. Conta com todos os materiais necessários de escritório como: computadores, vídeo, data show, mesas, armários e arquivos disponíveis para a organização necessária. Sua equipe profissional é criteriosamente selecionada e seu corpo docente sofre periódicos treinamentos de atualização.
* Recepção
* Secretaria
* Auditório
* Biblioteca
* 10 salas de atendimento
* Sala dos Psicodramatistas
* Sala dos Professores
* Sala de Informática para alunos
* Sala de Triagem
* Sala de Espera
Estrutura Organizacional
A Associação Paranaense de Psicodrama é constituída por Sócios da seguinte ordem: Fundadores, Titulares (Psicodramatistas), Honorários e colaboradores, e é regida por seu estatuto devidamente registrado e Regimento Interno que engloba todas as coordenações, serviços e atividades.
Gestão 2023/2025
DIRETORIA
PRESIDENTE: Ellen Lamberg Carneiro Bond CRP 08/0689
VICE-PRESIDENTE: Rosangela Cardoso CRP - 08/1520
SECRETÁRIA: Leila Heneine Gualberto Registro Febrap Livro II fls 148 N°608
TESOUREIRO: Danilo Groch 08/19470
COORDENAÇÕES
COORDENAÇÃO DE ENSINO
Ellen Lamberg Carneiro Bond CRP 08/0689
SUBCOORDENAÇÃO ENSINO FOCO SOCIOEDUCACIONAL
Leila Heneine Gualberto Registro Febrap Livro II fls 148 N°608
SUBCOORDENAÇÃO ENSINO FOCO PSICOTERÁPICO
Juliana Braga Coelho CRP 08/25289
SUBCOORDENAÇÃO ENSINO FOCO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Amarílis de Fátima Wozniack Falat CRP 08/06610
Colaborador: Anderson Dobins CRP 08/19656
SUBCOORDENAÇÃO ENSINO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Ellen Lamberg Carneiro Bond CRP 08/0689
COORDENAÇÃO DA PRÁTICA DO PSICODRAMA
Amarílis de Fátima Wozniack Falat CRP 08/06610
SUBCOORDENAÇÃO DA PRÁTICA - FOCO SOCIOEDUCACIONAL
Leila Heneine Gualberto - Registro Febrap Livro II fls 148 N°608
SUBCOORDENAÇÃO DA PRÁTICA - FOCO PSICOTERÁPICO
Leonardo Sierakowski Garcia CRP 08/19444
SUBCOORDENAÇÃO DA PRÁTICA - FOCO SOCIOEDUCACIONAL PARA SÓCIOS AMBULATÓRIO
Leila Heneine Gualberto Registro Febrap Livro II fls 148 N°608
SUBCOORDENAÇÃO E CENTRO DE TRIAGEM (ACOMPANHA O FLUXO DE CLIENTES, MARCAÇÃO DE SALAS, TRIAGEM E DESLIGAMENTO)
Anderson Dobins 08/19656
Colaborador: Maria da Conceição Depolo CRP 08/33952
SUBCOORDENAÇÃO DA PRÁTICA- FOCO PSICOTERÁPICO AMBULATÓRIO PARA SÓCIOS
Juliana Braga Coelho CRP 08/25289
COORDENAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS, PESQUISA E INOVAÇÕES
Ellen Lamberg Carneiro Bond CRP 08/0689
SUB –COORDENAÇÃO DE PROJETOS COMUNITARIOS
COORDENAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS, PESQUISA E INOVAÇÕES
Ellen Lamberg Carneiro Bond CRP 08/0689
SUB –COORDENAÇÃO DE PROJETOS COMUNITARIOS/ PESQUISAS E INOVAÇÕES
Caroline Carneiro Bond Borges FENAJ –RP-4461
Zenilda da Silva Carvalho Mendes CRP 08/20228
COORDENAÇÃO DE PROJETOS ORGANIZACIONAIS
Edmar Gualberto CRP 08/15768 / Raphael Di Lascio CRP 08/0967
COORDENAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS:
Raphael Di Lascio CRP 08/0967
JORNADA PARANAENSE DE PSICODRAMA
Contratação
ENCONTRO LITERÁRIO E CIENTÍFICO
Juliana Braga Coelho CRP 08/25289
GRUPO DE ESTUDOS
Anderson Dobins CRP 08/19656
COMISSÃO PERMANENTE ÉTICO-DISCIPLINAR
Rosangela Lopes de Camargo Cardoso CRP 08/01520
Nélio Pereira da Silva CRP 08/016
CONSELHO FISCAL
Presidente: Marisa Schmidt Silva CRP 08/764
Secretário: Jose Godoy Filho CRP 08/15052
Suplente: Leonardo Sierakowski Garcia CRP 08/19444
Estatuto
A Associação Paranaense de Psicodrama é regida pelo seu estatuto, pelo Regimento interno e pelo manual do aluno e do professor.
Nosso estatuto é composto por conjunto de normas, que estruturaram e disciplinam o funcionamento e administração da Instituição e em nosso regimento interno estão estabelecidas as regras que regem a convivência na Associação.
Você é aluno? Conheça seus direitos e deveres lendo o manual do aluno.
Você é professor? No Manual dos Professores você toma consciência de seus direitos e deveres.
Toda a documentação encontra-se na secretaria da Instituição.
Associados
A Associação conta com associados psicodramatistas, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa.
Para associar-se, o candidato deve entrar em contato com a Secretaria da Associação Paranaense de Psicodrama, e preencher proposta de admissão que será encaminhada ao candidato por e-mail.
Entre os critérios para admissão de novos associados está a necessidade de apresentação de certificado de conclusão de Curso em Psicodrama Psicoterapêutico ou Socioeducacional aprovado pela FEBRAP.
Os associados são divulgados no site da Associação e recebem descontos em todos os cursos e Jornadas que a instituição oferece.
Associados
Psicodramatistas
lista atualizada 2023
Amarilis Falat
Anderson Dobins
Cassiane Domingues
Danilo Groch
Edmar Gualberto
Ellen Lamberg Carneiro Bond
Leila Gualberto
Jose de Godoi Filho
Juliana Braga Coelho
Leonardo Sierakowski Garcia
Maria da Conceição
Marisa Schimdt Silva
Nelio Pereira da Silva
Raphael Di Lascio
Rosangela Lopes de Camargo
Rubia Ribeiro Becker Morretti
Regiane Macuch
Regiane Sabu
Sergio Perazzo ( em memória )
Tiany Mary calderari Moro
Zenilda Mendes